Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Alguns analgésicos de aplicação tópica podem provocar queimaduras na pele
Alguns analgésicos de aplicação tópica podem provocar queimaduras na pele

 

11/09/2012
cremes e loções

Coimbra, 11 Setembro – Os doentes que utilizarem determinados produtos de aplicação cutânea de venda livre, para alívio das dores musculares e articulares, correm o risco de fazerem queimaduras na pele com alguma gravidade.

Esta é uma advertência recentemente lançada pela FDA, entidade americana de vigilância e controlo na área do medicamento, ao público em geral, para o risco que corre na utilização deste tipo de preparados de uso tópico.

Segundo este organismo, alguns dos preparados causam queimaduras de primeiro a terceiro graus.

Os preparados envolvidos apresentam-se habitualmente na forma de cremes, loções, linimentos ou emplastros e contêm substâncias químicas como o mentol, a capsaicina e o salicilato de metilo.

Ainda e de acordo com a referida advertência, estes produtos com alguma frequência desencadeiam as queimaduras quase que imediatamente após a sua primeira aplicação.

Em termos médios as piores queimaduras acontecem com os produtos com formulação mista, em que são utilizadas concentrações de mentol superiores a 3% e de salicilato de metilo, superiores a 10%. Do mesmo modo nos preparados com apenas mentol como principio activo.

A título de advertência final, os consumidores deste tipo de produtos, são aconselhados a suspenderem de imediato a sua utilização, assim que se apercebam de alterações cutâneas, por mínimas que pareçam ser, na área de aplicação dos mesmos.
Para além disso devem estar de sobreaviso para os produtos em que as substâncias químicas referidas estejam presentes, quer de modo isolado, quer em associação.