Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > O aumento de peso corporal está associado ao aparecimento de dor, rigidez e compromisso funcional nos joelhos
O aumento de peso corporal está associado ao aparecimento de dor, rigidez e compromisso funcional nos joelhos

 

03/07/2012
gordo e magro

Coimbra, 03 Julho – Os indivíduos que aumentam substancialmente o seu peso corporal, passam a ter um risco bastante mais elevado de virem a sofre de dor e rigidez articular nos seus joelhos.

Investigadores da Universidade de Melbourne, Austrália, levaram a efeito um estudo durante um período de dois anos em 250 indivíduos, com índices de massa corporal entre 16.9 e 59.1 e sem qualquer doença conhecida ou com algum significado clínico, de natureza osteoarticular.

Durante o referido período, 30% dos indivíduos perderam 5% ou mais do seu peso corporal, 56% mantiveram o seu peso estável e 14% aumentaram pelo menos em 5% o seu peso.

Da avaliação levada a efeito concluíram que neste período e com consistência, nos indivíduos com um aumento de peso verificado, associou-se um aumento nos níveis de dor, da rigidez articular e no compromisso funcional dos joelhos e que naqueles em que ocorreu uma diminuição no peso, se identificou uma redução nos níveis da dor, da rigidez e nas alterações funcionais, embora com um efeito mais esbatido e mais modesto, do que o que ocorreu proporcionalmente nos com ganho de peso.

Assim sugerem que o ganho de peso seja ponderado pelos indivíduos e tido como um factor de risco para o desenvolvimento de artrose nos joelhos.

Francisco Santos Silva Director clínico do Diartro, lembra que é um facto adquirido, que os indivíduos com um índice de massa corporal superior a 36, têm indubitavelmente um risco elevadíssimo para a artrose nos seus joelhos.