Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Os alimentos ricos em purinas são directamente responsáveis pelas crises de gota
Os alimentos ricos em purinas são directamente responsáveis pelas crises de gota

 

19/06/2012
carne vermelha

Coimbra, 19 Junho – Os doentes que sofrem de gota devem evitar comer alimentos que contenham elevado teor em purinas, recomendam os autores de um estudo efectuado recentemente na Universidade de Boston.

As purinas são substâncias naturais que se encontram nas células do organismo humano e inclusivamente fazem parte da estrutura química dos nossos genes.

A degradação das purinas leva normalmente à produção de ácido úrico, mas nos indivíduos com gota, esse processo dá origem à formação de cristais, que depositando-se em abundância nas articulações provocam as chamadas crises de gota ou de ácido úrico.

Alguns alimentos, como a carne e o marisco, são bastante ricos em purinas, facto já conhecido empiricamente desde a antiguidade. Os alimentos de origem vegetal, como feijão, a lentilha, a ervilha, o espinafre e o espargo também são fonte de purinas, embora num nível muito mais baixo.

No referido estudo os cientistas concluíram que os indivíduos com um consumo até 1,66 gr de purinas na dieta diária, nunca tiveram qualquer crise de gota, ao contrário dos que apresentaram situações de crises inflamatórias articulares, que manifestaram um consumo regular superior a 2,03 gr de purinas.

Concluíram ainda estes cientistas que os indivíduos com consumos elevados de purinas na dieta, se expõem a um nível de risco para desencadearem crises de gota, cinco vezes mais elevado do que os com consumos baixos.

Propõem assim para os indivíduos de risco mais elevado, uma redução significativa do consumo dos alimentos de origem animal com teores elevados de purinas ( carnes vermelhas e óleos de peixe).