Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Alga havaiana possui compostos químicos com propriedades anti-inflamatórias
Alga havaiana possui compostos químicos com propriedades anti-inflamatórias

 

12/06/2012
algas marinhas

Coimbra, 12 Junho – Os doentes com artrose ou com outras doenças do foro reumatológico com inflamação associada, podem a breve trecho vir a beneficiar de medicamentos com capacidade anti-inflamatória, produzidos a partir de uma alga havaiana.

A cyanobacterium Leptolyngbya crossbyana é uma alga marinha considerada no Havai como uma “praga”, pois que para além da sua enorme abundância, afecta significativamente o desenvolvimento dos bancos de coral.

Estudos recentes levados a cabo na Universidade de São Diego na Califórnia, sugerem que estes organismos marinhos, produzem compostos químicos que podem vir a ser utilizados num futuro próximo, no tratamento de doenças inflamatórias e até de infecções bacterianas.

William Gerwick, professor de oceanografia e ciências farmacêuticas, responsável por esta área de investigação, afirma que estes compostos produzidos a partir desta alga e designados por honaucinas, podem vir a ser bastante úteis no tratamento de doenças inflamatórias crónicas, para as quais não se dispõe actualmente de medicação efectiva, pois que se apresentam como substancias com potentes propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

“No entanto esta descoberta ainda se encontra numa fase muito preliminar e consequentemente a utilização das honaucinas na clínica, ainda necessita de um longo caminho de investigação complementar a percorrer”  (William Gerwick).