Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Um terço dos doentes que sofrem de artrite associam níveis elevados de ansiedade ou depressão
Um terço dos doentes que sofrem de artrite associam níveis elevados de ansiedade ou depressão

 

08/05/2012
artrite e depressão

Coimbra, 08 Maio – Um terço dos doentes que sofrem de artrite, apresentam um quadro associado de ansiedade e ou de depressão.

Esta afirmação decorre de um estudo efectuado por um grupo de cientistas de Atlanta, EUA e com base nos dados recolhidos de 1793 doentes com mais de 45 anos, sofrendo de artrite reumatóide ou de outra doença de natureza reumática.

Este estudo permitiu concluir que a ansiedade (31%) é bastante mais frequente neste género de doentes, do que a depressão (18%), facto que era suposto até então ser precisamente o contrário.

Para além disso o estudo identificou ainda, que a quase totalidade dos doentes com depressão (81%) associava um quadro de ansiedade a vários níveis.

No entanto só metade dos doentes envolvidos neste estudo se apresentou a levar a efeito um tratamento regular, quer para a depressão, quer para a ansiedade.

Como sugestão e com base nestas conclusões encontradas, a responsável pelo estudo Dr.ª Louise Murphy, indica como necessidade para estes doentes, para além da identificação destas duas situações psiquiátricas, a utilização de protocolos terapêuticos adjuvantes para as mesmas, de modo a melhorar-lhes a qualidade de vida.