Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Os bifosfonatos utilizados no tratamento da osteoporose, podem aumentar o risco de doenças oculares
Os bifosfonatos utilizados no tratamento da osteoporose, podem aumentar o risco de doenças oculares

 

10/04/2012
bifosfonatos


Coimbra, 10 de Abril – Os bifosfonatos são drogas desde há vários anos muito utilizadas no tratamento da osteoporose, fundamentalmente para darem resistência ao osso e prevenirem as fracturas.

Recentemente cientistas da Universidade da British Columbia no Canada, efectuaram um estudo em que uma das principais conclusões se refere ao facto de estarem os indivíduos, que fazem tratamento com este tipo de medicamentos, muito mais expostos a contraírem doenças inflamatórias graves a nível dos olhos, do que os que não utilizam este tipo de medicação para a osteoporose.

As doenças oftalmológicas mais expressivas nesta circunstância, são e em primeiro lugar, a esclerite, que tem o dobro da taxa de ocorrência e a uveite anterior, que apresenta um acréscimo de 30%.

Este estudo que envolveu um número muito significativo de indivíduos, cifrado em 934.147 e durante um período de tempo de sete anos, possibilitou aos seus autores deixar o seguinte aviso “ os doentes que iniciarem a toma de bifosfonatos, correm um elevado risco de contraírem esclerite e uveite “.

Por esse motivo e dado o facto de as “bulas” na quase generalidade das caixas de comprimidos, não fazerem referência a estas complicações oculares, sugerem que os clínicos gerais e outros médicos que prescrevem estes medicamentos, avisem os seus doentes destes graves efeitos secundários e os ensinem a identificar os sinais e sintomas destas doenças.