Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > As mochilas escolares muito pesadas aumentam às crianças o risco para as dores nas costas
As mochilas escolares muito pesadas aumentam às crianças o risco para as dores nas costas

 

20/03/2012
mochilas escolares e dores nas costas

Coimbra, 20 Março – As crianças ao utilizarem as mochilas escolares com muito peso, colocam em risco a sanidade da sua coluna dorso-lombar, já que as dores nas costas podem ficar para toda a sua vida.

Investigadores da Universidade de Santiago de Compostela, avaliaram o estado de saúde morfo-funcional da coluna dorso-lombar de 1400 jovens raparigas, com idades entre os 12 e os 17 anos e com hábitos de uso regular de mochila escolar.

Nessa investigação concluíram que 92% das jovens usavam uma mochila com duas alças e que o seu peso médio se cifrava em sete quilos.
A avaliação permitiu ainda confirmar que 61.5% das jovens, colocavam um peso nas suas mochilas superior a 10% do seu peso corporal e que 18% das jovens carregavam mochilas com um peso superior a 15% do seu peso.

O estudo efectuado permitiu ainda registar que um quarto das jovens raparigas, no ano anterior ao do estudo, tinham experimentado dores nas costas durante um período superior a 15 dias, em associação a perturbações da estática da coluna, em 70% delas.

Em conclusão, os autores da investigação salientam que a prevalência de crianças a utilizarem mochilas escolares demasiado pesadas é excessivamente elevada e preocupante.

Por isso advertem em particular os pais, para a necessidade de se tomarem atitudes preventivas e educacionais nesse sentido, com carácter de urgência.