Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > O extracto do mexilhão verde neozelandês parece melhorar a artrose do joelho
O extracto do mexilhão verde neozelandês parece melhorar a artrose do joelho

 

13/03/2012
mexilhões

Coimbra, 13 Março – O extracto do mexilhão verde da Neozelandia (Perna canaliculus) parece dar uma ajuda substancial no alívio da sintomatologia da artrose do joelho.

O extracto deste mexilhão é bastante rico em omega-3, substancia com potente actividade anti-inflamatória, assim como em aminoácidos, carbohidratos e minerais e costuma ser utilizado de modo empírico por doentes com artrose do joelho, para alívio das suas dores crónicas.

Investigadores da Universidade de Queensland, publicaram recentemente o resultado do estudo clínico que levaram a efeito em doentes com artrose do joelho, precisamente para avaliarem o benefício obtido com a toma de doses elevadas de extracto do referido mexilhão.

No estudo em causa esses doentes fizeram uma toma diária de 3 gramas do extracto, durante oito semanas consecutivas.
No final do ciclo de toma, os participantes apresentavam com consistência uma melhoria no alívio da dor e da rigidez, assim como um benefício na mobilidade articular.

Para além destes aspectos, os investigadores registaram ainda um desaparecimento de sintomatologia gastrointestinal em 49 por cento dos participantes no estudo, relacionada habitualmente com a toma de anti-inflamatórios.

No entanto e apesar dos resultados parecerem encorajadores, entendem haver necessidade de se efectuarem estudos mais detalhados em particular para os benefícios no aparelho gastrointestinal