Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > As mulheres na menopausa que tomam protectores gástricos, apresentam um risco acrescido de fractura na anca
As mulheres na menopausa que tomam protectores gástricos, apresentam um risco acrescido de fractura na anca

 

07/02/2012
inibidor da bomba de protões - protector gástrico

Coimbra, 07 Fevereiro – As mulheres na menopausa que tomam com regularidade para alívio da sintomatologia da acidez gástrica, medicamentos designados genericamente por “inibidores da bomba de protões”, correm um risco elevado de contraírem uma fractura da anca.

As drogas em causa são frequentemente tomadas por homens e mulheres com artrose ou com artrite reumatóide, para protecção do estômago da utilização prolongada de anti-inflamatórios, que habitualmente provocam perturbações gástricas como, dor, azia, enfartamento, gastrite, etc.

Investigadores do Massachusetts General Hospital nos EUA, avaliaram os registos de toda a informação relacionada com a utilização deste tipo de medicação e disponível em perto de 80.000 mulheres na menopausa, durante um período de oito anos (2000 a 2008).

Durante o referido período ocorreram nesta população, 893 fracturas na anca, correspondendo uma taxa de 2.02 fracturas nas mulheres com uso de medicação inibidora da bomba de protões e com uma taxa de 1.51 fracturas nas não utilizadoras.

Encontraram ainda valores de risco superior a 35%, nas mulheres que mantiveram uma utilização da referida medicação, por um período de dois ou mais anos consecutivos.

Mas o risco apresentou-se com valores para além dos 50%, nas mulheres fumadoras ou mesmo nas ex-fumadoras, a fazerem a referida medicação.

Na apreciação final os investigadores enfatizam, “ o uso regular de protectores gástricos, aumenta com significado o risco de fractura das mulheres na menopausa e de modo muito considerável quando estas são ou foram fumadoras”