Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Os ácidos gordos omega-3, parecem ter a capacidade de prevenir ou mesmo diminuír a progressão da artrose
Os ácidos gordos omega-3, parecem ter a capacidade de prevenir ou mesmo diminuír a progressão da artrose

 

24/01/2012
acidos gordos omega-3

Coimbra, 24 Janeiro – Investigação muito recente mostrou pela primeira vez, que os ácidos gordos omega-3 do óleo de peixe podem de modo “substancial e significativamente” reduzir os sinais e os sintomas da artrose.

De acordo com um estudo patrocinado pela Arthritis Research UK, os porcos da índia alimentados com uma dieta rica em omega-3, apresentaram uma taxa de artrose reduzida em mais de 50%, em comparação com os animais alimentados com uma dieta normal.

Da investigação liderada por John Tarlton na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Bristol, chegou-se à conclusão de que os sinais precoces clássicos da artrose como sejam, a degradação do colageneo na cartilagem e a perda das moléculas que lhe conferem a capacidade de absorção do choque, apresentam-se ambas reduzidas com o omega-3.

No entanto os investigadores realçam o facto de que no homem não sabem quais os resultados deste tipo de dieta e que a única maneira de se ter a certeza de que o omega-3 possa proporcionar os mesmos resultados no homem, como os conseguidos nos porcos da índia, é precisamente utilizando-a naquele.

Acrescentam ainda que uma grande parte das dietas modernas nos chamados países desenvolvidos, são consistentemente excessivas em omega-6 e muito pobres em omega-3.
Preconizam pois que com a ingestão de omega-3 na dieta, se possa vir a nivelar este desequilíbrio e positivamente contribuir para resolver outros problemas de saúde pública, como a doença coronária e a colite.

Concluem estes investigadores de Bristol, que apesar de os resultados parecerem favoráveis para o homem, necessitam ainda de bastante  mais investigação para poderem confirmar a sua eficácia neste.