Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Os diuréticos aumentam o risco de crises de gota nos hipertensos
Os diuréticos aumentam o risco de crises de gota nos hipertensos

 

17/01/2012
crise de podagra

Coimbra, 17 Janeiro – O uso de diuréticos nos doentes com hipertensão arterial, aumenta-lhes o risco de desencadear uma crise de gota.

Os diuréticos são substancias que promovem a expulsão de água do nosso organismo através da urina. Estes medicamentos são utilizados no tratamento da insuficiência cardíaca, na cirrose e em algumas formas de doença renal.

São também muito utilizados no tratamento da hipertensão, particularmente as tiazidas, já que a perda de água leva por arrastamento o sal (sódio).

No entanto a sua maleabilidade terapêutica no tempo, não é de todo conhecida e recentemente foi disponibilizada informação referente a um estudo levado a efeito por Mara DeMarco MD, em 5.789 doentes com hipertensão, 37% dos quais a efectuarem o tratamento apenas com diuréticos.

Nas conclusões deste estudo, os seus autores anunciam ter encontrado com consistência, uma taxa aumentada de 1.48 vezes mais nos diagnósticos de crise de gota, em associação à toma dos diuréticos.

Este valor mais elevado justifica-se precisamente pelo facto de os diuréticos promoverem um aumento dos uratos (ou cristais de ácido úrico) no sangue, que são afinal os responsáveis pela gota.

Com base nos seus resultados, estes investigadores sugerem o uso de outras substâncias disponíveis e bem experimentadas no mercado, que não os diuréticos, para o tratamento da hipertensão.