Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A dor no joelho e a artrose estão a aumentar
A dor no joelho e a artrose estão a aumentar

 

12/12/2011
artrose do joelho

Coimbra, 12 Dezembro – A prevalência da dor no joelho tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos vinte anos, assim como a prevalência da artrose do joelho.

Esta conclusão resulta de um estudo levado a efeito por cientistas da Universidade de Boston, USA e publicado recentemente, numa revista médica da especialidade.

O referido estudo centra-se nos dados recolhidos entre 1971 e 2005.

Com consistência a prevalência da dor no joelho aumentou cerca de 65% entre 1974 e 1994 e a artrose sintomática do joelho duplicou na mulher e triplicou no homem, no período entre 1983 e 2005.

Paradoxalmente no entanto, os investigadores não encontraram neste período um aumento paralelo de alterações radiológicas de tipo degenerativo.

Concluíram ainda que a dor do joelho aumentou independentemente da idade e do índice de massa corporal, apesar da obesidade ser responsável apenas por uma parte deste aumento.

Francisco Santos Silva, pioneiro da moderna cirurgia da artrose do joelho no nosso país, a este propósito e em comentário a este estudo, acrescenta “ para se reverter esta prevalência que também se verifica no nosso país, os portugueses necessitam de adquirir o hábito e em particular a mulher, de desenvolver a prática regular e diária de actividades físicas e ou desportivas de baixo índice da agressividade e de carga, como a hidroginástica ou a corrida dentro de água, a natação, a bicicleta estática, a dança vulgar, o Tai Chi”.