Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A severidade da dor lombar está ligada ao grau de degenerescência dos seus discos intervertebrais
A severidade da dor lombar está ligada ao grau de degenerescência dos seus discos intervertebrais

 

05/12/2011
lombalgia

Coimbra, 05 Dezembro – O grau de degenerescência dos discos inter-somáticos da coluna lombar, que é possível ser identificada e avaliada com uma ressonância magnética, parece estar ligado directamente à severidade da dor experimentada pelos doentes.

Esta é a principal conclusão de um estudo efectuado por cientistas da Universidade de Oulu na Finlândia, num grupo alargado de doentes (554 adultos) e que foi apresentada recentemente numa publicação da especialidade, a revista Spine.

Para alem deste aspecto, chegaram também à conclusão de que a degenerescência discal se apresentava associada à severidade da dor lombar, independentemente de se apresentarem outras alterações.

Paradoxalmente encontraram também, em adultos jovens sem qualquer sintomatologia clínica a nível lombar, alterações de tipo degenerativo nos seus estudos com ressonância magnética.

Finalmente estes investigadores filandeses sugerem com bastante convicção, de que a severidade da dor lombar nos adultos jovens, tem uma origem discogénica.