Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Os fumadores parecem apresentar um maior risco de complicações quando submetidos a artroplastias
Os fumadores parecem apresentar um maior risco de complicações quando submetidos a artroplastias

 

10/10/2011
fumadores

Coimbra, 10 Outubro – Os fumadores parecem ter um risco bastante mais elevado de complicações na sequência de uma artroplastia da anca ou do joelho.

Esta é a conclusão de um recente estudo levado a efeito em 33.300 doentes submetidos a artroplastias electivas da anca e do joelho e anunciado recentemente pela Universidade do Alabama.

Nos doentes deste estudo encontravam-se 57% de não fumadores, 19% de antigos fumadores e 24% de fumadores.

No conjunto dos fumadores, os investigadores encontraram um percentagem bastante mais elevada de complicações como, infecção no local da cirurgia e pneumonia, nos primeiros 30 dias de pós-operatório, quando em comparação com os doentes não fumadores.

Para alem disso, concluíram que os fumadores apresentaram no primeiro ano de pós-operatório, um índice de trombose cerebral e até de mortalidade bastante mais elevado, relativamente aos não fumadores.

Do mesmo modo os antigos fumadores apresentaram também um risco mais elevado de pneumonia, trombose cerebral e infecção urinária, mais elevado do que os doentes não fumadores.

Em conclusão os autores do estudo, sugerem a necessidade de se orientarem os doentes fumadores, candidatos a uma prótese do joelho ou da anca, para um prévio programa de abandono do tabaco.

Francisco Santos Silva, em comentário a estes resultados, acrescenta que nos doentes com uma relação próxima com o tabagismo, deverá ser-lhes dado conhecimento do nível elevado de risco que correm, por escrito e desde o inicio da proposta para a efectivação de uma prótese da anca e principalmente para a do joelho.