Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > As ameixas secas podem contribuir para a prevenção da osteoporose
As ameixas secas podem contribuir para a prevenção da osteoporose

 

24/08/2011
ameixa seca

Coimbra, 24 Agosto – As mulheres na menopausa que comem regularmente ameixas secas, podem beneficiar de uma melhoria na sua densidade óssea.

Esta trata-se de uma conclusão recentemente anunciada por um grupo de investigadores da Universidade Estatal da Florida e do Oklahoma, sobre um estudo levado a efeito pelos mesmos, durante o período de um ano com mulheres na menopausa e que nesse período fizeram a ingestão de 100 gr (+- 10 frutos) de ameixas secas diariamente, em associação a 400 UI de vitamina D e a 500 mg de cálcio.

Dado o facto de que no final do estudo as mulheres apresentaram uma densidade óssea bastante elevada no rádio e na coluna, estes cientistas acreditam que as ameixas secas têm uma substancia que pode reduzir a reabsorção óssea, que normalmente ocorre nas mulheres naquela idade.

Assim estão convencidos que a regular ingestão das ameixas secas, pode ser um modo simples de contrariar o risco de fractura e de reduzir a perda da massa óssea.

Nesse sentido sugerem que as mulheres no inicio da menopausa, comecem por comer diariamente duas a três ameixas secas e que gradualmente aumentem para as seis a dez por dia.

Comentando estes resultados, Francisco Santos Silva entende que os mesmos são bastante interessantes e que as alterações dietéticas propostas são aceitáveis e exequíveis, mas que para se ter a certeza do mecanismo causa-efeito, há necessidade de se efectuarem estudos complementares de modo a se identificarem os princípios activos em suspeição.

Adverte no entanto essas mulheres para manterem uma toma adequada de cálcio e vitamina D diariamente, tal como no ensaio referido.