Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > O uso de cunhas nas solas dos sapatos não parece ter efectividade na artrose do joelho
O uso de cunhas nas solas dos sapatos não parece ter efectividade na artrose do joelho

 

02/08/2011
cunhas na sola dos sapatos

Coimbra, 02 Agosto – Uma das situações mais frequentes de artrose do joelho, em particular na mulher, decorre da deterioração da cartilagem do seu compartimento interno por sobrecarga ponderal.

Do ponto de vista biomecânico, o recurso a cunhas no calçado para aliviar o peso na área interna do joelho, é um procedimento preconizado por muitos ortopedistas.

No entanto os doentes com artrose do joelho, parece não lograrem obter qualquer benefício, com o uso diário de cunhas externas na sola dos seus sapatos, para a promoção de descarga ponderal a nível do compartimento interno do joelho.

Esta é a conclusão de um ensaio clínico levado a efeito por investigadores australianos, durante o período de um ano, num grupo de 100 indivíduos com mais de 50 anos e com o diagnóstico de artrose moderada do compartimento interno do joelho.

Neste estudo a avaliação centrou-se no nível de alívio da dor durante da marcha e na apreciação do volume da cartilagem do compartimento interno do joelho.

Os resultados claramente mostraram não haver qualquer beneficio, bem como diferença com significado, quando confrontados com os de um outro grupo de indivíduos nas mesmas circunstâncias clínicas, mas que não utilizaram qualquer modificação na sola dos seus sapatos.

Comentando as conclusões expressas, Francisco Santos Silva acredita que estes resultados não poderão ser encarados como absolutos, pois que há muito mais investigação a fazer, especialmente no que concerne à relação entre a sobrecarga ponderal do compartimento interno do joelho degenerativo e o tipo, dimensão e localização das cunhas no calçado, para além de outras atitudes complementares associadas, como a viscosuplementação ou a cirurgia de reparação da cartilagem.